quinta-feira, 17 de março de 2011

Champignon de Paris

Agaricus Bisporus – Champignon de Paris:
O Cogumelo Champignon, Champignon de Paris, ou Button Mushroom, é o mais consumido no mundo todo e também no Brasil, encontra-se disparado como primeiro colocado da lista dos mais consumidos.
Acredita-se que ficou famoso principalmente pelo Strogonofe, receita difundida em inúmeros países, muitas pessoas comeram pela primeira vez cogumelos através desta receita.
Considerado tipicamente ocidental, começou a ser cultivado a 300 anos na França. É rico em proteínas,(2,69%), cálcio, ferro cobre, vitamina C, folato, e 18 aminoácidos, é o mais difundido no Brasil, embora seja o mais pobre em nutrientes que os demais consumidos.
Tem um sabor incomparavelmente melhor quando fresco, é bastante leve, por este motivo pode ser adicionada aos mais diversos pratos. Pode ser consumido, cozido, assado, frito ou até mesmo cru, (mas não são todos os paladares que apreciam deste modo), mas de uma forma ou de outra, todos se agradam.
O Champignon, apresenta a parte superior carnuda e larga e a base curta e grossa. Seu desenvolvimento e tamanho variam de acordo com a temperatura e espaço entre os cogumelos no momento do crescimento dos mesmos.
O Champignon de Paris, tem sempre a coloração clara, ou levemente perolada, desenvolve-se em temperaturas baixa + ou - 18 graus.
Este cogumelo é ideal para dietas saudáveis, pois é rico em proteínas e fibras que propiciam saciedade. Além de seu reduzido valor calórico, possui menos de 1% de gordura e ausência de colesterol, o que o destaca como excelente alimento para um coração saudável.
Segundo pesquisas realizadas pela UNESP, pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, O Champignon de Paris apresentou a maior quantidade de potássio, 4572 mg/100g, que comparado com outros cogumelos, e tem concentração de cálcio que variou de 4,9 a 20 mg/100g sendo o Champignon de Paris aquele que apresentou maior concentração. Em relação aos minerais analisados, o cogumelo Champignon de Paris foi o que continha o maior teor.
O Champignon, apreciados em muitas dietas Européias e Orientais, vêm crescendo de importância nos últimos anos, e passa a ser mais procurado também em outros países, seu cultivo também auxilia na possibilidade de reciclar economicamente certos resíduos agrícolas e agro-industriais.
Por outro lado, devemos sempre destacar o elevado conteúdo protéico dos cogumelos comestíveis, mesmo o Champignon sendo o que possui menos nutrientes seu cultivo tem sido apontado como uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário